Lojas de aplicativos e Chromebooks
Pode baixar LibreOffice gratuitamente diretamente do nosso site, para Windows, macOS e Linux. No entanto, se desejar obtê-lo através da Microsoft Store ou Mac App Store, pode fazê-lo aqui:
Essas versões são de software livre (como em código aberto), mas há uma pequena taxa para cobrir o esforço de colocar o software nas lojas de aplicativos e para ajudar a desenvolver o software (e construir nossas comunidades).
Chromebooks
Pode obter um aplicativo baseado no LibreOffice para Chromebooks com nossos desenvolvedores certificados e membros do ecossistema:
Versões de desenvolvimento
Candidatos a lançamento
Estas são versões de pré-lançamento e não são recomendadas para uso em produção. Você está interessado em ajudar? Leia as notas de versão e visite nossa página de testes.
- 25.8.4 RC builds are in release configuration and will replace your existing LibreOffice installation!
- 26.2.0 RC builds are in release configuration and will replace your existing LibreOffice installation!
Pode usar a [instalação paralela (https://wiki.documentfoundation.org/Special:MyLanguage/Installing_in_parallel) para evitar isso e ainda poder testar e trabalhar com esta versão.
Acesse o servidor de pré-lançamentos e escolha a versão de sua preferência.
Compilações noturnas
As compilações noturnas são versões avançadas de desenvolvimento do LibreOffice e oferecem atualizações regulares usados para fins de teste. Eles vêm sem absolutamente nenhuma garantia.
Acesse o servidor de compilações noturnas aqui.
Lista conveniente de compilações mestres.
Código fonte e SDK
Todo nosso código-fonte está hospedado no git. Executar
git clone https://git.libreoffice.org/core
para cloná-lo (navegar).
Mais instruções na seção de desenvolvimento da nossa wiki. Verifique nossas licenças.
Baixe SDK em formato de arquivo
LibreOffice_26.2.0_Linux_x86-64_rpm_sdk.tar.gz
Baixe código-fonte em formato de arquivo
libreoffice-dictionaries-26.2.0.3.tar.xz
libreoffice-help-26.2.0.3.tar.xz
libreoffice-translations-26.2.0.3.tar.xz
Versões antigas
Versões mais antigas do LibreOffice (não mais atualizadas!) estão disponíveis no arquivo.
LibreOffice Impress Remote
O aplicativo LibreOffice Impress Remote permite interagir com sua apresentação a partir de seu smartphone ou smartwatch. O aplicativo está disponível para smartwatches Android, iOS e Pebble.
Para obter mais informações sobre este aplicativo, visite a página wiki.
LibreOffice para Android e iOS
The Document Foundation oferece um aplicativo visualizador de documentos do LibreOffice, com suporte para edição experimental, para dispositivos Android:
Para editar documentos, existe um produto baseado no LibreOffice nas lojas de aplicativos da Collabora, um de nossos desenvolvedores certificados e membros do ecossistema:
LibreOffice Portable
LibreOffice Portable é uma versão portátil completa do LibreOffice para Windows — incluindo processador de texto, planilha, ferramenta de apresentação, pacote de desenho e banco de dados — empacotado como um [aplicativo portátil](https://portableapps.com/about /what_is_a_portable_app), para poder levar todos os seus documentos e tudo o que precisa para trabalhar com eles onde quer que vá. Ele é empacotado no formato PortableApps.com para poder funcionar com a plataforma PortableApps.com e seu atualizador automático e loja de aplicativos, trabalhe com outros menus portáteis ou trabalhe sozinho a partir de um USB, nuvem ou unidade local. E é de código aberto e totalmente gratuito.
- LibreOffice 26.2.0 Portable MultilingualStandard <–> LibreOffice 26.2.0 Portable MultilingualAll
- LibreOffice 25.8.4 Portable MultilingualStandard <–> LibreOffice 25.8.4 Portable MultilingualAll
A versão “All Languages” (MultilingualAll) inclui todos os idiomas suportados pelo LibreOffice.
LibreOffice é empacotado para uso portátil por PortableApps.com com permissão e assistência da The Document Foundation. Para obter mais informações e suporte, visite esta página (para LibreOffice Portable Latest) e [esta página](https://portableapps.com/apps/office/ libreoffice-portable-still) (para LibreOffice Portable Previous).
LibreOffice via Chocolatey
Baixe já o LibreOffice via Chocolatey.
LibreOffice em formato Flatpak
Flatpak é uma forma de distribuir imagens de aplicativos Linux que rodam em uma ampla variedade de distros diferentes e rodam lá com segurança.
As compilações Flatpak do LibreOffice Latest são fornecidas em Flathub (link direto para download [org.libreoffice.LibreOffice.flatpakref](https://flathub.org/repo/appstream/org. libreoffice.LibreOffice.flatpakref)).
Alguns itens a serem observados:
- LibreOffice Flatpak usa o backend GTK3 do LibreOffice, que deve oferecer o conjunto mais completo de recursos do LibreOffice, incluindo suporte para Wayland.
- Os dados de localização são transferidos para uma extensão org.libreoffice.LibreOffice.Locale. A instalação deve ser feita de forma transparente pela infraestrutura Flatpak.
- Conteúdo da ajuda está disponível como uma extensão org.libreoffice.LibreOffice.Help. Provavelmente precisará instalá-lo manualmente. (E, pelo menos por enquanto, contém conteúdo de ajuda para todas as localizações, sendo bastante grande.)
- No momento, não existe uma versão Flatpak do LibreOffice Software Development Kit (SDK).
- Bugs que aparecem apenas na versão Flatpak devem ser relatados ao Flathub.
LibreOffice como Snap
Snaps são rápidos de instalar, fáceis de criar, seguros de executar e são atualizados automática e transacionalmente para que o aplicativo esteja sempre atualizado e nunca quebrado. Seu objetivo é funcionar em qualquer distribuição ou dispositivo, de dispositivos IoT a servidores, de desktops a dispositivos móveis.
Instalando LibreOffice da loja
As versões atuais do LibreOffice estão disponíveis na loja Snap como versões de 64 bits.
Pode instalar snap do LibreOffice visitando:
https://snapcraft.io/libreoffice
Ou instale a partir da linha de comando:
sudo snap install libreoffice
Se estiver faltando o comando snap, talvez seja necessário instalar snapd primeiro.
Executando a versão do LibreOffice instalada como snap
Após a instalação, a versão do LibreOffice instalada via snap pode ser encontrada no menu Aplicativos.
Alternativamente, pode ser iniciado com o comando:
/snap/bin/libreoffice
A omissão do caminho completo provavelmente inicia a versão do LibreOffice instalada pela distribuição, se houver.
Mais detalhes sobre snap e o pacote snap do LibreOffice
Mais detalhes sobre snap e o [pacote snap do LibreOffice](https://skyfromme.wordpress.com/2016/07/18/libreoffice-5-2-0-2- available-in-the-snap-store/) estão disponíveis na página inicial do snap e na entrada do blog vinculada.
Observe que os bugs que aparecem apenas na versão Snap devem ser relatados ao Launchpad do Ubuntu.
LibreOffice como AppImage
AppImage é um formato de aplicativo portátil para Linux que permite aos usuários executar aplicativos em distribuições Linux contínuas (por exemplo, Arch, openSUSE Tumbleweed) e estáveis (por exemplo, Ubuntu LTS, Red Hat Enterprise Linux). Facilmente, sem necessidade de instalação ou preocupação com dependências. AppImages agrupa todos os arquivos necessários para a execução de um aplicativo (por exemplo, bibliotecas, traduções, ícones, fontes) que podem ainda não estar presentes no sistema de um usuário.
LibreOffice AppImage é uma versão portátil do LibreOffice para Linux que pode ser executada a partir de qualquer local (por exemplo, unidade local, USB, CD, compartilhamento de rede) em todas as distribuições populares do Linux, incluindo seus live CDs. O LibreOffice AppImage está disponível em três versões — Básica, Padrão e Completa — que suportam um conjunto diferente de idiomas.
A versão Básica inclui suporte para o idioma padrão, inglês (EUA).
A versão Padrão inclui suporte para inglês (EUA e GB), árabe, chinês (simplificado e tradicional), francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português (Brasil e Portugal), russo e espanhol.
A versão Completa inclui todos os idiomas suportados pelo LibreOffice.
Mais downloads
Appimages adicionais do LibreOffice podem ser encontradas navegando no repositório LibreOffice AppImage.
Executando AppImage a partir da GUI
- Abra seu gerenciador de arquivos e navegue até o local do AppImage
- Clique com o botão direito em AppImage e clique na entrada ‘Propriedades’
- Mude para a guia Permissões e
- clique na caixa de seleção ‘Permitir execução de arquivo como programa’ se estiver usando um gerenciador de arquivos baseado em Nautilus (Files, Nemo, Caja)
- clique na caixa de seleção ‘É executável’ se estiver usando Dolphin
- clique na caixa de seleção ‘Permitir que este arquivo seja executado como um programa’ no Thunar
- altere a lista suspensa ‘Executar’ para ‘Qualquer pessoa’ se estiver usando PCManFM
- Fechar a caixa de diálogo
- Clique duas vezes no arquivo AppImage para executar
Executando AppImage do Terminal
- Abra seu aplicativo de terminal, se ainda não estiver aberto
- Navegue até o local do AppImage
- Torne AppImage executável
$ chmod a+x LibreOffice\*.AppImage
- Executá-lo
$ ./LibreOffice\*.AppImage
Notas
- LibreOffice AppImages recompacta os mesmos arquivos binários encontrados nos arquivos .tar.gz distribuídos na página principal de download, por meio de um script de construção hospedado no [sistema de controle de versão da LibreItalia](https://git.libreitalia .org/libreitalia/loaih).
- LibreOffice AppImages será executado nas distribuições que executarão uma versão instalada do LibreOffice, mas espera-se que o sistema do usuário tenha algumas bibliotecas que não estão incluídas no AppImage, como Java (usado no Base) e GStreamer (usado no Impress).
- LibreOffice AppImages foram testados e executados nessas versões antigas de distribuições estáveis e em suas versões mais recentes - Ubuntu 10.04 LTS, Debian 6, Fedora 12, openSUSE 11.3, Mageia 2, PCLinuxOS 2013.07.15, Puppy 6, Salix 13.37 (Slackware), CentOS 6
- LibreOffice AppImages foram testados e executados nessas distribuições contínuas - Solus, openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, Gentoo Linux, Tails
- Os AppImages do LibreOffice usam o perfil de usuário existente de uma versão instalada do LibreOffice no seu sistema ou criam um, caso não exista. Para AppImages do LibreOffice que usam sua própria pasta de perfil de usuário (para que não entrem em conflito com o perfil de usuário de uma versão instalada do LibreOffice no seu sistema), acesse o repositório de AppImages portáteis do LibreOffice (https://appimages.libreitalia.org/portable/).
- Atualmente, o LibreOffice AppImages está disponível apenas como executáveis de 64 bits, portanto, eles só serão executados em distribuições Linux de 64 bits.
- AppImages requerem FUSE para serem executados. Se seu sistema não tiver uma configuração FUSE funcionando, ainda pode extrair o conteúdo do AppImages usando a opção --appimage-extract.
- AppImages não são sandboxed, então se quiser executá-los dessa forma, por favor [leia este guia](https:/ /firejail.wordpress.com/documentation-2/appimage-support/) para sandbox com firejail.
LibreOffice Online
Nota: O repositório do LibreOffice Online no TDF está temporariamente congelado. Atualizações sobre isso serão publicadas em nosso blog e em nosso site.


O que é?
LibreOffice Online é um serviço de servidor construído a partir do código principal do projeto do LibreOffice, que fornece exibição e edição visual colaborativa de uma variedade de tipos de documentos em um navegador da web. Não inclui nenhuma forma de sistema de arquivos. Para ser totalmente funcional, ele deve ser integrado ao acesso a arquivos e ao fornecimento de autenticação a partir de uma pilha subjacente de software.
Para qualquer coisa, além do uso casual, ele também precisa ser implantado considerando o balanceamento de carga e outros problemas de escalonamento. Como tal, o LibreOffice Online pode ser considerado uma tecnologia capacitadora para a nuvem pública de ISPs ou para a nuvem privada de empresas e grandes organizações, quando integrado - por exemplo - com uma solução empresarial de compartilhamento de arquivos ou de groupware.
Por que não fornecer um serviço hospedado?
The Document Foundation não está planejando desenvolver e financiar uma solução em nuvem semelhante aos produtos existentes do Google e da Microsoft, porque isso exigiria a seleção e integração de outras tecnologias necessárias para a implantação - compartilhamento de arquivos, autenticação, balanceamento de carga e assim por diante - que para desktop LibreOffice faz parte do sistema operacional fornecido pelo usuário. Isto seria um crescimento significativo do escopo e não estaria alinhado com a missão original do projeto. A tarefa é, portanto, deixada para grandes implantadores, ISPs e fornecedores de soluções em nuvem de código aberto, e diversas opções já estão disponíveis no mercado. A TDF aceitaria o fornecimento de uma oferta pública do LibreOffice Online por outra instituição de caridade.
Por que isso não é compatível?
TDF não oferece suporte ao usuário final para nenhum dos projetos que hospeda. A autoajuda colaborativa do usuário final está disponível em ask.libreoffice.org.
Como LibreOffice Online requer integração com muitas outras tecnologias para permitir a implantação, a The Document Foundation não manterá binários para uso empresarial. Mesmo que fosse razoável pré-selecionar todos os elementos de uma pilha de implantação, fornecer binários de produção empresarial criaria expectativas que não poderiam ser satisfeitas pelo apoio voluntário.
No entanto, estão disponíveis compilações do código mais recente, adequadas para usuários domésticos e para contribuir para o desenvolvimento - o que é incentivado. A TDF faz questão de evitar situações em que uma versão inadequada seja implantada em grande escala, portanto, quando usado no que provavelmente implicaria uma situação empresarial - mais de 10 documentos simultâneos e/ou mais de 20 conexões - o LibreOffice Online exibirá um destaque “não suportado” e um link para esta página, enquanto continua a funcionar.

Encorajamos outros que fornecem binários não suportados derivados do LibreOffice a seguir este padrão.
Como posso obter apoio e ajudar a financiar o desenvolvimento?
The Document Foundation sugere que todos os implantadores em larga escala do LibreOffice usem desenvolvedores certificados diretamente ou por um fornecedor comercial que os empregue. Isto é especialmente importante para LibreOffice Online, onde sua empresa desempenha um papel importante no pagamento do desenvolvimento adicional do software.
Por favor, não tente uma implantação de produção pública ou empresarial do LibreOffice Online sem suporte profissional. Conforme explicado acima, não se destina à implantação direta na produção.
Posso usar isso de graça?
Com certeza, LibreOffice Online é um software gratuito de código aberto, basta baixá-lo e usá-lo, inspecionar, estudar, compartilhar, modificar e contribuir para o projeto. Esteja ciente de que a versão que baixou foi projetada para uso pessoal e/ou de desenvolvimento, portanto, uma notificação não suportada será exibida quando exceder 10 documentos simultâneos e 20 conexões.
Como posso compilar uma versão sem este aviso?
LibreOffice é um software gratuito de código aberto e você tem o direito de fazer quaisquer alterações que desejar no código-fonte. Cada versão do LibreOffice Online possui uma página Ajuda/Sobre com o hash Git do código-fonte a partir do qual foi criado e um link para clonar essa fonte. Tenha em mente que se remover essas declarações de suporte do código, poderá ser necessário alterar o nome do projeto, especialmente se pretende disponibilizá-lo fora da sua organização - confira nossas [diretrizes de marca registrada(https://wiki.documentfoundation.org/Special:MyLanguage/TDF/Policies/Trademark_Policy#Permitted_Use). Isso também serve para deixar claro que está se comprometendo a oferecer suporte à versão que criou.
Baixando
Embora TDF forneça apenas versões de origem, existem binários disponíveis em muitas outras fontes, incluindo:
Collabora Online Development Edition (CODE)
LibreOffice Online foi desenvolvido principalmente pela Collabora. Existem pacotes para Debian, Ubuntu, centOS, openSUSE, Univention Virtual Machines e imagens docker deste trabalho disponíveis aqui.
Imagens Docker do LibreOffice Online
- Imagens fornecidas pela TDF e disponíveis em: r/libreoffice/online/
- Imagens fornecidas pela Collabora e disponíveis em: r/collabora/code
- Imagens fornecidas pelo CIB e disponíveis em: r/cibsoftware/libreoffice-online
Pacotes Kopano
Eles são fornecidos pela Kopano, para Debian e Ubuntu estão disponíveis aqui.
LibreOffice Online no EGroupware
Com uma instalação do EGroupware, Collabora Online é instalado e configurado como um contêiner Docker e está disponível diretamente no EGroupware como um host de arquivo. Collabora Online pode ser trocado por CODE com uma pequena alteração na configuração. Instalação do EGroupware com Collabora Online/CODE